_o porquê de existirmos!

Entendemos que o contexto histórico e político do Brasil demanda projetos e iniciativas propositivas que façam frente aos retrocessos que temos vivenciado. As fragilizações dos direitos bem como as flexibilizações das conquistas democráticas precisam ser denunciadas. O INSTITUTO RES PUBLICA tem um compromisso com a promoção de um debate público qualificado, dotado de honestidade intelectual, e que exista para defender e reforçar as instituições e valores democráticos. Acreditamos em nosso projeto democrático-cidadão consolidado na Constituição da República de 1988 e assim buscamos, em nossas ações, promover um aprimoramento da formação cívica e cidadã no Brasil.

_educacional

Reconhecemos a necessidade da tradução do conteúdo produzindo dentro das universidades para o grande público, pois a população e a coisa pública devem ser destinatários finais da atividade acadêmica. Ao passo que também acreditamos ser necessário uma democratização do acesso e divulgação de conteúdos de qualidade. Desta forma, o INSTITUTO RES PUBLICA busca agir como uma via de mão dupla, oportunizando aos autores a possibilidade de transmitir seus conhecimentos de forma ampla e acessível, bem como trabalhamos para disponibilizar, em condições acessíveis, todo esse material.

Para isso, oferecemos aos autores a possibilidade de publicações em baixo custo, enquanto disponibilizamos aos interessados bolsas de estudos, fomentando à ciência, pesquisa e arte. Ainda, viabilizamos isenções totais e parciais em cursos, materiais e programas. Qualificar e democratizar o debate público e defender a coisa pública, é isto que nos move!

Qualificar e democratizar o debate público e defender a coisa pública, é isto que nos move!

_editora

Conhecimento é o principal elemento para promover o debate, o pensamento crítico e a emancipação, e uma das principais formas de compartilhá-lo e disseminá-lo é por meio de livros. Não por acaso eles são objeto de censura em regimes totalitários, sejam aqueles registrados nos anais de nossa história ou em ficções distópicas.

A mercantilização do mercado editorial faz com que a atividade de escrita e publicação de livros siga outra lógica. Em detrimento do potencial crítico e emancipatório, são prestigiados outros fatores como a venda em massa e maximização dos lucros. Essa é a causa de filtragem de livros que apenas têm potencial de venda em massa, a má remuneração de seus autores e a inacessibilidade do conteúdo por grande parte da população.

A Editora Res Publica rompe radicalmente com essa lógica. O objetivo da Editora é democratizar o acesso a conteúdo de qualidade, e valorizar o trabalho dos autores. Por isso, suas principais diretrizes são: publicar conteúdos que promovam a discussão da coisa pública de forma qualificada e com honestidade intelectual, a cultura, as instituições e os valores democráticos; remunerar os autores de forma justa e comercializar as obras por valores razoáveis.

_cultural

Entendemos que a preservação, promoção e difusão da cultura são indispensáveis para que se alcance justiça, liberdade e paz; e através dessas, a dignidade da pessoa humana. Cultura é a capacidade que os seres humanos possuem de se relacionar com o ausente e se comunicar através de símbolos.

Nos conectamos com o mundo por meio da linguagem, do trabalho, da percepção temporal, das crenças, da moral, do conhecimento, da arte, dos hábitos e das habilidades. Deste modo, destacamos a coexistência da cultura popular, cultura erudita e cultura de massa; todas fazem parte do cenário cultural brasileiro e seus valores são igualmente reconhecidos pelo INSTITUTO RES PUBLICA.  Nosso objetivo é criar, fomentar e disseminar atividades culturais que promovam diálogos frutíferos com a sociedade, possibilitando à população maior acesso às atividades culturais. Dentre as atividades culturais desenvolvidas, teremos: música, pintura, fotografia, dança, teatro, cinema, entre outras; englobando, assim as: artes plásticas, artes cênicas, artes literárias, artes audiovisuais, artes gráficas e artes aplicadas.

 Acreditamos que celebrar a força e a riqueza da cultura brasileira é meio para conquistarmos um debate público de qualidade, defender as instituições e promover os valores democráticos.