Conhecimento é o principal elemento para promover o debate, o pensamento crítico e a emancipação, e uma das principais formas de compartilhá-lo e disseminá-lo é por meio de livros. Não por acaso eles são objeto de censura em regimes totalitários, sejam aqueles registrados nos anais de nossa história ou em ficções distópicas.
A mercantilização do mercado editorial faz com que a atividade de escrita e publicação de livros siga outra lógica. Em detrimento do potencial crítico e emancipatório, são prestigiados outros fatores como a venda em massa e maximização dos lucros. Essa é a causa de filtragem de livros que apenas têm potencial de venda em massa, a má remuneração de seus autores e a inacessibilidade do conteúdo por grande parte da população.
A Editora Res Publica rompe radicalmente com essa lógica. O objetivo da Editora é democratizar o acesso a conteúdo de qualidade, e valorizar o trabalho dos autores. Por isso, suas principais diretrizes são: publicar conteúdos que promovam a discussão da coisa pública de forma qualificada e com honestidade intelectual, a cultura, as instituições e os valores democráticos; remunerar os autores de forma justa e comercializar as obras por valores razoáveis.
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